23 de agosto de 2012

O Óbvio Ululante

Editora Companhia das Letra - Capa João Baptista da Costa Aguiar

Eu demorei muito para começar a ler Nelson Rodrigues. Ele faria 100 anos hoje, e eu escolhi essa semana para ler o livro que me atraiu no sebo: uma compilação de suas crônicas , "O Óbvio Ululante". Elas foram selecionadas de 1967-68 das crônicas diárias que ele fazia para o jornal Globo. Então, eu não conheci o autor de teatro, mas - talvez - a pessoa em si.

Nelson Rodrigues é chamado de "Uma flor de obsessão" e isso fica bem aparente, porque os temas são repetitivos. Ele gosta de voltar no assunto que o intriga, às vezes repetindo frases inteiras, mas alterando o contexto ou o gancho para chegar lá. Ele é extremamente crítico a respeito de algumas pessoas - ou até instituições, como jornais e sindicatos - mas me enternece a maneira como ele valoriza os amigos, principalmente, Hélio Pellegrino, presença constante. Ou quando ele fala de amor: "Sempre escrevo que todo amor é eterno; e, se acaba, não era amor."

Ele escreve como se estivesse conversando, puxando um assunto que leva em outro, e fazendo comentários do tipo: "O que eu queria dizer mesmo era...", "abro um parênteses", o que o aproxima muito do leitor - além de ter uma variedade expressiva de assuntos (apesar de alguns se repetirem bastante) como política, cultura, teatro, futebol, sociedade, amor, trabalho e principalmente comparações entre "hoje" e quando ele era "menino" - é alguém que não se conforma pela perda da valorização do idoso em contrapartida do "Jovem", imatura e inexperiente. Ele é muito mais conservador e nostálgico do que o autor que eu imaginava para peças pornográficas ou violentas. Realmente foi uma agradável surpresa.

Depois desse início, com certeza, Nelson Rodrigues vai voltar para a minha lista de leituras... 

PS: Quem também viu primeiro a expressão: "o óbvio ululante que pulula nas mentes humanas" no gibi da Mônica?

2 comentários:

  1. Leia "A vida como ela é". É bem interessante tb.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. eu eu!!!! lembrei na hora do gibi da mônica!!! não entendia o título e achava que "pulula" era "pula" escrito bonitinho para parecer com "ululante", hahahahaha!!

    ResponderExcluir