9 de maio de 2012

O tempo e o vento

Editora Companhia das Letras
"O tempo e o vento" é a saga de uma família no Rio Grande do Sul, ou a saga do Rio Grande do Sul contada através de uma família. São 7 livros, em 3 partes: "O Continente", "O retrato" e "O arquipélago", de uma riqueza narrativa incrível. Eu li em poucas semanas muitos anos atrás, e fiquei muito encantada a ponto de colocar no meu top 10 - tanto por gostar muito dessas histórias compridas, como por gostar de como Érico Verissimo construiu os personagens e histórias.

As personagens femininas são as mais fortes, e se não houvesse tanta oposição, eu chamaria minha filha de Bibiana, que justamente se casa com o certo capitão Rodrigo (parte da história que é mais cobrada em vestibulares e deve ser a mais popular).

Já ocorreram adaptações para TV e teatro, e esse ano está sendo feito o filme, mas lê-lo é realmente uma aventura em si, um mergulho na cultura de um povo, a nossa cultura mesmo, assim como outros autores fizeram com o sertão nordestino. Quem tiver coragem para encarar, eu realmente recomendo - e quem não tiver, pode me dar de presente. :)

2 comentários:

  1. Ai, Taci, não vou dizer que vou ler não... fiz uma lista de livros que quero ler. Uma lista beeem modesta, já tem mais de 10 livros. Certeza q qdo eu chegar no terceiro da lista, a lista já vai estar com uns 20 itens! hehehehe... Eu tô enrolando pra pegar Guerra e Paz faz um século... eu gosto de história grande, mas como não tenho o kindle, complica... carregar livrão no bus não rola! Hhehehe...
    Mas eu amo Érico Veríssimo, uma hora eu ponho na minha lista! heheheheh...
    bj

    ResponderExcluir
  2. No dia do seu aniversario nada melhor do q escrever sobre um livro com personagens femininas fortes... Vc é uma mulher responsável, uma menina carinhosa e um exemplo de irmã! Te amo Lari

    ResponderExcluir