19 de maio de 2012

A invenção de Hugo Cabret

Editora SM
É um livro infanto-juvenil, uma história linda, uma edição especial, com muitas ilustrações incríveis. Tenho certeza que foram todos esses predicados que levaram a minha mãe a me dar esse livro de presente e como eu fiquei feliz! O livro é fantástico mesmo.

A narração é simples, para crianças. Embora a história aborde assuntos complexos como o fato de Hugo Cabret, órfão, ser deixado a mercê de seu tio alcóolatra, o que traz uma carga dramática importante, eu vejo mais como pano de fundo para um apresentar um mundo de sonhos e esperança, cinema e magia (a magia real, de ilusões e truques). Trata-se de um paralelo com a vida real de todos nós - com tristezas, mas grandes possibilidades de alegria.

O livro foi escrito como se fosse um filme, o narrador pede que você imagine uma tela de cinema, o zoom de uma câmera, o acompanhar um certo personagem, e logo em seguida apresenta uma série de ilustrações de lápis sobre papel que é exatamente isso... Nunca tinha visto um livro casar tão bem trechos narrativos e ilustrações que também contam a história, sequencialmente - o que deve ter sido muito facilitado pelo fato do autor Brian Selznick (um americano) ser também o ilustrador.

Eu ainda não assisti o filme, mas isso pode ter facilitado minha imersão no livro - em realmente ver e apreciar as ilustrações, em viajar junto com os personagens, sem aludir a uma memória pronta. O livro tem mais de 500 páginas, com relativamente pouco texto, e em uma tarde é possível ler inteiro. E se apaixonar completamente.

Ilustração de Brian Selznick

Um comentário:

  1. Acho que tenho de parar de assistir Globonews literatura, já estou com uma vontadinha de comprar outro livro...adoro!

    ResponderExcluir