12 de outubro de 2011

Di-versos...

Editora Scipione

 Para comemorar o dia das crianças, literatura infantil. No embalo do prêmio nobel de 2011, que escreve poesia que nunca poderemos ler no original, lembro dessa coleção de poesias russas, hebraicas e alemães, traduzidas e ilustradas para encantar crianças brasileiras.

A tradução é de Tatiana Belinky, uma autora maravilhosa para crianças, junto com Mira Perlov na edição de poemas hebraicos, e ilustrações lindíssimas da Cláudia Scatmacchia. Esses livros me encataram demais na minha infância, com menos de 10 anos mesmo, e me inspiraram a escrever meus próprios versos, até sobre as mesmas temáticas - notas de boletim, sinais de pontuação, meninos desobedientes, festa de bonecas, pescaria, passarinhos, os pais e até a morte - temas que conversam com crianças do mundo todo.

Em fases darks, minha poesia preferida era de Goethe (o próprio), "O Rei da Floresta", em que um pai cavalga pela floresta com a criança doente delirando no colo (achei nesse blog aqui, mas a versão do livro rima em português, é mais musical e numa linguagem acessível para crianças, realmente). Mas eu gostava e gosto até hoje de uma bem mais leve e engraçadinha, também de um alemão, chamado Wilhelm Busch, que deixo aqui com vocês.

Três tias

A primeira tia disse:
- Precisamos já pensar
Pra Soninha, nos seus anos,
Que presente vamos dar.

Então disse a segunda:
- Minha ideia, irmãs, é esta:
Um vestido verde-ervilha.
Essa cor Sônia detesta!

A terceira diz: - Concordo!
Verde a irrita pra valer!
Ela vai ficar furiosa.
Mas terá de agradecer!

3 comentários:

  1. Parabéns pelas suas postagens... são muito boas... continue assim! Estarei usando alguns posts com as devidas referências no site da juventude lá da igreja, ok? http://eporfalaremconexao.blogspot.com!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa,nunca tinha ouvido falar destes livros, Taci! Parecem bem originais, coitada da Soninha que vai ganhar um vestido verde hahaha

    beijos

    Fér

    ResponderExcluir
  3. Filipe,

    com as devidas referências não tem problema em usar os posts, claro. Já visitei o site, só demorei para comentar aqui!

    até mais,

    taciana

    ResponderExcluir