13 de julho de 2011

Love Wins

Editora Harper Collins
Rob Bell é um pastor americano, que não tem lá muita cara de pastor. Primeiro, eu vi uns vídeos dele no youtube, sempre no mesmo formato - falando e andando. Para quem tiver a curiosidade, recomendo esse sobre amor - Flame e esse sobre tempestades na nossa vida  - Rain (legendados em português).

Depois, fiquei sabendo que ele escrevia e um amigo recomendou esse livro, que só pelo título e subtítulo diz a que veio: "Love Wins - A book about heaven, hell, and the fate of every person who ever lived" algo como "Amor Vence - Um livro sobre o céu (paraíso), inferno, e o destino de toda pessoa que já viveu".

O autor escreve como se tivesse falando mesmo, frases curtas, simples, às vezes uma palavra em cada linha como se para dar o ritmo da leitura. (Mas eu não tenho certeza se o vocabulário ou os conceitos discutidos sejam tão claros para quem não tem uma familiaridade com as ideias cristãs). Para ter uma ideia: o "trailer" é um trecho do livro.

Rob Bell discute no livro sobre salvação e o que acontecerá depois da nossa morte, e qual é o papel de Deus nisso tudo. Há duas linhas para cada um dos assuntos: alguns vão para o céu e alguns vão para o inferno ou todos vão para o céu no final; Deus é soberano e define quem irá para o céu aceitando a salvação ou então Deus oferece a salvação e as pessoas podem recusar sua vontade. (Ok, estou tentando deixar isso simples, então levem isso em conta).

A doutrina presbiteriana é calvinista e defende a predestinação e a soberania de Deus, ou seja, Deus escolhe algumas pessoas, que receberão a fé para crer na salvação por meio de Jesus Cristo, que é irrecusável. O que o autor apresenta é quase o oposto disso: Deus quer que todas as pessoas sejam salvas, ou vão para o céu, mas a pessoa tem que aceitar. Se ela não quiser, então ela irá para o inferno, independente de qualquer coisa que Ele possa fazer.

Mesmo com entendimentos diferentes da Escritura, há um ponto em comum: a graça. Não há nada que alguém possa fazer para ir para o paraíso. Deus fez todo o trabalho: por meio da morte e ressurreição de Cristo, ele garantiu uma maneira das pessoas "irem para o céu", ou serem salvas, ou qualquer que seja o termo que você queira usar. Não existe mérito. Existe somente graça, algo que a gente recebe.

Mas mais que isso, o livro deixa claro dois pontos que eu acredito deveras importantes: Não dá para julgar quem vai para o céu e quem vai para o inferno. Não estamos aqui para isso. Não é trabalho nosso. Quem diz que sabe, está viajando. O segundo ponto é que, mais do que nos preocuparmos com o que vem depois, devemos viver nossa vida se preocupando e agindo para termos o Reino de Deus aqui e agora. Ou seja, trabalharmos pela justiça social, para que todos tenham comida e abrigo, para que o Amor de Deus seja algo real entre as pessoas, entre todas as pessoas.

Eu li este livro no kindle, então não posso emprestar para ninguém... Que droga que não seja permitido emprestar livros digitais!

2 comentários:

  1. Taci, achei engraçado o jeito q vc falou, mas é bem verdadeiro: quem acha que sabe (julgar quem merece estar ou não com Deus) está viajando! rsrsrsrs...
    Legal o livro...
    Bjos
    Paulinha, anônima! ehehhe...

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci!
    Eu concordo em parte com algumas das idéias. Acho que para mim seria um livro um pouco polêmico, mas tenho que ler para saber. Vou pensar sobre isso. Beijinhos,

    Ana P.

    ResponderExcluir