29 de junho de 2011

O Pequeno Príncipe

Editora Agir
Se eu fosse miss, o meu livro favorito seria O Pequeno Príncipe. E o meu maior sonho, a paz mundial.

Mas como eu não sou, nem nunca fui, nem nunca serei miss, esse não é o meu livro favorito. (Ou por não ser meu livro favorito, eu não poderia ser miss?)

Esse livro foi escrito por Antoine Saint-Exupéry, que faria 111 anos hoje, e, no entanto, ele morreu jovem aos 43 anos num final digno de filme: o avião que pilotava durante operações na II Guerra Mundial desapareceu e até hoje seu corpo nunca foi encontrado (segundo a Wikipedia).

O seu livro "O Pequeno Príncipe" é um clássico, já foi traduzido para várias línguas (em edições que a minha amiga Fér coleciona) e ele fala sobre valores, sentimentos e relacionamentos universais: amizade e amor.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

é uma das frases que eu sei de cor, até porque antes de ler esse livro, ainda criança, eu realmente não sabia o que cativar significava.

Esse livro pode ser lido e entendido por crianças e adultos, mas é claro que de maneiras diferentes. O que é uma cobra comendo um elefante simboliza outra coisa 20, 30 anos depois. Ele não é muito extenso e é o típico livro para reler várias vezes.

Entretanto, tamanho é o seu sucesso e sua infiltração na sociedade, que muitas frases são decoradas, impressas em cartões, dedicatórias, declarações e repetidas a exaustão mundo a fora. Eu acredito que isso o desgasta, e o torna, um pouco, lugar comum. (Ainda mais na onda de auto-ajuda que sofremos agora, cheio de frases prontas).

Muito animada pelos vários comentários do post anterior, resolvi aceitar a sugestão da querida Paulinha para falar desse autor através do seu livro, mas quero saber de vocês: o que vocês acham desse principezinho?

(E o próximo post vai ser finalmente de um livro que eu acabei de ler, ao contrário desses 2 últimos!)

10 comentários:

  1. concordo...acho que ficou meio batido mesmo. Faz tempo que não leio, acho que vou ler de novo e ver se minha opinião muda. Era adolescente quando o li a primeira vez :)

    ResponderExcluir
  2. Taci, eu nunca li o livro. Outro dia me dei conta... ele parece ser bem legal... peguei pra começar a ler, mas parei, pq antes tenho que terminar Crime e Castigo, q estou relendo... amor pelos escritores russos! Hehheeh...
    Obrigada pelo post! Queria ver o que vc achava!! ACho mto bacana isso do livro poder ser entendido por crianças e adultos, né??
    Realmente, é mais citado do que o Jabor! Hahahahhaha...
    Bjinhos
    Paulinha

    ResponderExcluir
  3. Taciana,
    Nunca li esse livro, somente assisti ao filme. Mas sabe que agora, após ler seu posto, fiquei até com vontade de ler !

    ResponderExcluir
  4. Oi, Taciana,

    encontrei seu blog buscando o nome de Saint-Ex e as relações com seus 111 anos de nascimento. Eu adoro este livro e concordo com você que ele ficou meio batido depois de tanta repetição. Faço parte de uma montagem teatral, que estreou ontem, que retoma muitos fatos da vida de Saint-Ex, e no processo de criação do espetáculo, pude conhecer outros de seus livros, como Voo Noturno, Terra dos Homens, Piloto de Guerra, etc, que me deixaram impressionado, sobretudo com a relação da sua própria vida e a forma como ele adaptava histórias nos livros.

    Isso me fez gostar ainda mais do Pequeno Príncipe, sobretudo pensando que tudo o que é contado ali veio de uma experiênca pessoal do cara. Ele tornou universal coisas muito pessoais, e isso é interessantíssimo.

    Que o livro é batido, é... mas isso acontece com coisas que são boas e muito difundidas. Por isso que é legal reler só de vez em quando. Tem um músico (desculpa, não vou lembrar exatamente quem) que disse que uma música do Pink Floyd era perfeita, e por isso ele evitava escutar demais para "não desgastar" a canção. E ele tem certa razão, não?

    Esse é o link da nossa peça: http://grupovirtu.wordpress.com/

    Um grande abraço,

    ms.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Taciana!

    Muitos usam as frases do livro, mas como se pode ver aqui nos comentários, diversas pessoas falam dele sem o terem lido. E não sabem o que estão perdendo!

    Além destas frases batidas, ainda há várias lições e trechos para serem guardados. O Pequeno Príncipe é um livro com linguagem simples, quase pueril, que nos faz pensar que fora escrito para crianças.

    A dedicatória sim, mas o livreto é para adultos mesmo. Na primeira vez em que o li (já foram várias) eu o descrevi como "fascinante", antes mesmo de terminar. E, ainda hoje, é assim que o vejo.

    Pena ser tão pequeno. =(

    ResponderExcluir
  6. Eu já li duas vezes: uma quando era criança e uma já adulta e posso dizer que realmente a percepção que vc tem do livro e das mensagens que ele passa é TOTALMENTE DIFERENTE dependendo da idade com que vc o lê.
    Eu gostei qd era criança, mas achei um livro comum, uma histórinha meio bobinha até. Qd li recentemente descobri várias outras coisas que não havia percebido antes mesmo conhecendo as suas já conhecidas citações.
    Não é meu livro favorito, mas é um livro que eu gosto muito e acho interessante reler algumas vezes para perceber novas nuances e/ou novos significados.

    Bjus!

    ResponderExcluir
  7. Bom, eu sou a maluca que faz coleção de Pequeno Principe em varias linguas, então é obvio que eu amo o Pequeno Principe - mas isto definitivamente não quer dizer que eu sou miss hahaha.

    Eu gosto muito do livro por causa do jeito que ele é escrito, construido, frases simples mas para mim, cheias de poesia.

    ResponderExcluir
  8. Ganhei o livro nos meu quinze anos do meu ex-cunhado Sérgio. Me apaixonei pelo principezinho, tão meigo, tão frágil e tão... persistente! Décadas dps reli, com outro olhar e continuei gostando. Vi o filme e me apaixonei pelo principezinho que falava francês!! E só agora, décadas dps, tive contato com algo mais sobre o autor, numa exposição na OCA em 2009. Que figura! Desde pequeno era meio doido e poeta. Como aviador era meio sem noção. E um grande escritor, com seu jeito simples e profundo de transformar em palavras sua visão das coisas simples e importantes da vida. bjs
    PS Nunca fui miss!! haha

    ResponderExcluir
  9. Ah, querida, pra mim é difícil comentar, pq eu não apenas adoro o Pequeno Príncipe, como tenho uma das frases clichês tatuada em cima da minha cama, como Vc já viu... Acho que banalizaram e comercializaram um bocado o etzinho criado pelo aviador aventureiro (e boa parte disso é culpa das misses!), mas a verdade é que é um livro extremamente simples, mas que consegue abordar alguns dos aspectos mais sensíveis da natureza humana... As vezes tenho a impressão que as pessoas só respeitam coisas muito complexas, quando o assunto é relacionamento humano. E aí uma literatura simples, quase infantil, mas que tem uma profundeza enorme, deixa de ter o reconhecimento devido (ou o tem de forma errada, banalizada)...

    ResponderExcluir
  10. Sou suspeita para falar! Conheci o livro através de um amigo e me apaixonei. É fácil de ler, encantador e com lições para se levar para a vida toda. E concordo que banalizaram o livro, concordo plenamente! Hoje é difícil uma pessoa adulta ler o Pequeno Príncipe, mas não por não achar a história interessante e saudável de se ler, mas por puro preconceito! Preconceito de ser um livro direcionado primariamente ao público infantil. Se é pra banalizar um 'quase' clássico, que seja feito da maneira certa, porque não se pode falar do que não leu!

    Sobre ele fiz um post no meu blog, acessa lá! http://todasamam.blogspot.com/2012/02/tu-te-tornas-eternamente-responsavel.html

    Beijo

    ResponderExcluir