8 de junho de 2011

Chico Buarque - Histórias de canções

Editora Leya - Capa: Sérgio Campante

Sabemos que o Chico Buarque também é um escritor (e ele começou assim, escrevendo crônicas para o jornal do colégio), mas esse é um livro sobre suas músicas, escrito por Wagner Homem, responsável pelo site do cantor que está no ar há mais de 15 anos, o que é desde sempre na internet praticamente...

Esse livro é para ler aos pouquinhos, porque não é uma história mesmo e exige - tipo livro de poesia, sabe? Tem que ler aos pouquinhos para apreciar e não ir devorando como eu geralmente faço. É apresentada a letra da música e vem a anedota depois, algo sobre a origem da letra, ou a interpretação que foi dada depois, ou se ela foi usada em teatro ou cinema, gravada por outro intérprete. São textos curtos e diretos ao ponto, sem enrolar mesmo. A letra, o fato, próxima.

Definitivamente não é uma biografia e não se demora muito na vida pessoal do Chico, se é que você está interessado nos motivos do divórcio, by the way. A cada ano, existe uma introdução para explicar a conjuntura política / social da vida dele e do nosso país, para poder contextualizar as canções.

Interessante é saber que a muitas foi atribuído um significado político que não era intencional, e a maioria das mulheres retratadas não existiram... Ele também recebia muita encomenda de música, e é muito louco isso: porque ele parece tão artista, que espera a inspiração chegar, mas fazer letra para uma música, ou música para uma letra, ou uma canção para uma peça teatral com tema definido é algo bem... profissional, não? Algo como jornalista que precisa escrever e para amanhã. A diferença para o Chico é que ele estourava prazos... Fitas ficaram esperando 15 anos para ele inventar a letra, e a música para a série Anos dourados ficou pronta 6 meses depois...

Vale a pena ler mesmo se você não conhece todas as músicas, como eu, porque as letras são bonitas e elaboradas, conteúdo de qualidade mesmo, gostoso de ler. Agradeço ao meu amigo Rubens que me emprestou o livro e teve a maior paciência com a minha demora para para devolver...

3 comentários:

  1. Taci, o divórcio dizem que foi pq ele saiu com a Daniely Mercury! Hahahaha...
    Mto legal esse livro... tem várias músicas que eu sei o significado, pq meus amigos músicos contam, mas não sabia que tinha um livro com tudo compilado! Mto legal!
    bjs
    Paulinha, que não consegue comentar sem ser como anônimo
    =(

    ResponderExcluir
  2. Olha! Anotado na minha lista "para comprar no Brasil em agosto" ;-)

    Parece bem legal, eu gosto bastante das musicas do Chico Buarque.

    Beijinhos Taci! E obrigada de novo pelo presente extra-Atântico :-)

    ResponderExcluir
  3. Bom, Taci, eu sou suspeita pq amo Chico Buarque e tenho o livro "Tantas palavras" que tem todas as músicas dele feitas até 2009. E é sempre bom conhecer a história por trás das músicas.
    No livro "Preciso dizer que te amo" do Cazuza, tem a história por trás de algumas músicas dele e eu achei sensacional conhecer o que o motivou a escrever tais coisas. Com Chico Buarque não seria diferente tb. Ótimo livro!

    Adoro seu blog, mesmo não comentando sempre!
    Bjus!

    ResponderExcluir