15 de maio de 2011

Milionários Demais

Editora Companhia das Letras

Esse livro me apresentou um detetive na mesma linha de Sherlock Holmes e Hercule Poirot: Nero Wolfe. Assim como os dois, ele usa a capacidade dedutória e a lógica para desvendar os crimes e é um ser humano particular: excêntrico e esnobe - o que não evita que nós simpatizemos com ele.

A narrativa é do ponto de vista do seu auxiliar, Archie Goodwin, que o ajuda na parte prática, quando é preciso colher evidências ou intimidar suspeitos. A maneira em que é narrada também é peculiar porque é escrita com muitos detalhes, mas meio que sem muita emoção, o que dá um tom humorado ao livro. Esse não é o primeiro livro dos personagens (são mais de 30, num período de 25 anos), então ele não explica muito, a história vai acontecendo e eu fui deduzindo algumas coisas.  (E esse Archie é um pegador da época, tem seu charme para fazer sucesso com as mulheres).


Primeiro, que Nero Wolfe é muito gordo - Archie sempre o descrevia procurando uma cadeira adequada para sentar-se ao chegar em qualquer ambiente. E claro que em vários momentos podemos perceber que ele é um gourmet, e apreciador da culinária bem feita. Ele também é cultivador de orquídeas e, nessa história, ele sai de casa especialmente para participar de um concurso com um "inimigo" nessa área. (O meu amigo que me emprestou o livro disse que esse é um dos melhores justamente por isso - geralemente Nero não sai de casa para o mundo perigoso lá fora).

Outra dica do enredo é quando Archie diz que 2 dólares são suficientes para um bom almoço para duas pessoas - e aí eu percebi o quanto esse livro deve ser antigo, porque aposto que hoje em dia não se deve comer bem com esse valor nos Estados Unidos, onde se passa a trama (o detetive é de Nova Iorque).

Para quem gosta de história de detetive, recomendo mesmo, uma leitura fácil e divertida. (Mas deixo o registro aqui: Poirot ainda é o meu favorito!!!)

2 comentários:

  1. Hum...interessante. Tem um livro novo por aí também cujo objetivo parece ser mostrar as mil semelhanças entre o Dr. House e o Sherlock Holmes (além dos nomes). Parece meu detetive preferido Sherlock está na moda de novo né?

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não é exatamente novo (o autor parou de escrever sobre Nero Wolfe na década de 70 se não me engano), mas depois de Sherlock, quem não sofreu influência dele?

    bjs!

    ResponderExcluir