3 de dezembro de 2010

Bellíssima

Nora Roberts é uma autora clássica de livros para mulheres, vamos dizer assim, é a literatura mãe da chick lit. O que você pode esperar de um livro desses? Uma heroina, de preferência rica e/ou de família nobre, que encontra um príncipe encantado, também rico e/ou nobre, que vão se envolver numa aventura com suspense, morte, dinheiro e algumas cenas tórridas de paixão, mas no final, ficam juntos e felizes.
Belíssima não é diferente. Temos uma dra. Miranda  Jones em arte renascentista de família tradicional no Maine, riquíssima e inteligene e um ladrão de obras de arte, Ryan, que oh, também tem uma galeria de arte com seu nome em Nova York, muito dinheiro lícito, cujos roubos são um hobby que o alavancou para a riqueza e fama. Álguem tem inveja da Miranda, bola um plano maquiávelico para derrubar sua reputação de cientista, temos algumas viagens internacionais, alguns assassinatos, e algumas conversas sobre crises existenciais. Mas, no fim, tudo dá certo! Eba!
Posso ser meio assim seca para resumir, mas é um ótimo livro para descansar o cérebro, ler de final de semana, com aquela certeza de que, por mais inverossímil que for, a gente pode fingir que acredita num mundo assim.
Só gostaria de compartilhar 2 pontos com vocês em relação a forma do livro:
1) Se tirar todos os adjetivos, advérbios, complementos nominais e afins, o livro diminui pela metade. Não, um terço. Talvez menos...
2) Temos cientistas phDs e socialites falando "tá", "tava" o livro inteiro. Ok, eles também podem falar de maneira coloquial. Mas 'Brigado? Precisava escrever assim mesmo? Não combina o estilo do livro, não combina com os personagens. Só parece escrever errado.
Pronto, se você não tiver fortes restrições a isso, divirta-se

2 comentários:

  1. hummmmmm... não me convenceu, Taci. Prefiro ler Becky Bloom para descansar o cérebro hahaha
    Alias em agosto eu comprei uns pockets por aqui (estoque de leitura para as férias), tinha uma promoção e ganhei um Danielle Steel. Nunca tinha lido um, resolvi tentar. Quase morri!!! Vc ja leu DS? é parecido com Nora Roberts?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Taci. Bom, não é meu tipo de leitura, mas acho sempre legal experimentar coisas novas, então estou considerando ler esse. Não sou muito fã de Nora Roberts, Danielle Steele e afins, mas como li o livro da Pam Anderson e gostei, e concordo que tem livro que é pra descansar nossa cabeça, vou tentar. Agora, que as vezes a tradução assassina o livro, é verdade...acho que foi o caso com o "brigado"...deveria escrever uma carta à editora metendo o pau no tradutor, isso sim. Bjs!

    ResponderExcluir