5 de abril de 2010

O jogo do anjo

O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Zafón, é meu livro, graças a Marcella, que me tirou ano passado no amigo secreto, e estava na prateleira, enquanto eu corria para ler e devolver vários livros emprestados.
Eu já tinha gostado do outro livro dele, A sombra do vento, e fiquei curiosa para ler esse, novamente em Barcelona, começo do século XX, anterior a história de Daniel Sempere, para aqueles que leram o outro romance. Dessa vez, um jovem escritor, David Martín, faz um pacto muito estranho que envolve escrever uma "fábula" que crie uma religião, em troca de dinheiro, e otras cositas más...
A história começa devagar, contextualizando, mas a medida em que o personagem se enrola na trama, ela vai ficando mais emocionante e agitada. Lá pelo meio do livro, aparece Isabella, uma garota (17 anos) muito esperta e determinada que se torna amiga de David, que gosta e quer ajudá-lo de verdade, e rende os melhores diálogos do livro (isso é um detalhe muito importante: o livro tem relativamente bastante diálogos, rápidos, ao contrário do que parece não é assim tão comum conversas em romances, ou pelo menos conversas em que os personagens não estão preocupados em fazer discursos enormes ou falar o óbvio).
Além disso, eu gosto muito do tipo de prosa e humor do autor, às vezes irônico, às vezes sarcástico, mas muito bem elaborado. Anotei algumas frases que eu mais gostei para compartilhar com vocês, queridos 12 leitores, e com eles eu encerro:
*
"E de passagem leia a Bíblia de cabo a rabo. É uma das maiores histórias jamais contadas. Não cometa o erro de confundir a palavra de Deus com a indústria do missal que dela vive."
*
"Nada é justo. O máximo que se pode desejar é que seja lógico. A justiça é uma enfermidade rara num mundo que, de resto, é saudável como um carvalho."
*
" - Dizem que quase todos os advogados acalentam um desejo secreto de abandonar o exercício da profissão para serem escritores...
- ... até a hora em que comparam os venciomentos."
(para vc, ania!)
*
"Apoiei a cabeça contra a janela e em alguns minutos o bonde arrancou com um sacolejo. Fechei os olhos e me abandonei a um desses cochilos que só se pode usufruir a bordo de algum engenho mecânico, o senho do homem moderno."
(isso eu conheço!!!!)
*
"Estou falando de um uma mulher de verdade, daquelas que fazem você ser aquilo que tem que ser."
*

"Hora de bancar o gavião. De paquerar, ou, em linguagem científica, de arrastar a asa. Olhe, Sempere, por algum motivo estranho, séculos de suposta civilização nos conduziram a uma situação em que não podemos mais ir derruabando as mulheres nas esquinas ou propondo casamento sem mais nem menos. Primeiro é preciso fazer a corte."
*

"Entrei na livraria e aspirei aquele perfume de papel e magia que, inexplicavelmente, ninguém ainda tinha tido a ideia de engarrafar."
(se já engarrafaram, eu também quero!)

4 comentários:

  1. sobre o último parágrafo: será que algum dia irão falar/escrever algo tão poético sobre o ipad? hehe
    bjs mil <><<

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaahah

    Adorei Taci! fiquei com vontade de ler esse... humm, vc pode me emprestar!
    Tb gostei muito das frases.. hehehee já pensei sim em ser escritora! muita vontade X nenhum talento.

    Beijos!

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Esse é meu livro favorito. Aquele que na ausência de alguma novidade, é ele que faz as honras outra vez.
    Só completando suas frases aqui, acho que esse trecho não pode faltar:

    "A inveja é a religião dos medíocres. Ela os reconforta, responde às angústias que os devoram por dentro. Apodrece suas almas, permitindo que justifiquem sua própria mesquinhez e cobiça, até o ponto de pensarem que são virtudes e que as portas do céu se abrirão para os infelizes como eles, que passam pela vida sem deixar outro rastro senão suas toscas tentativas de depreciar os demais, de excluir e, se possível, destruir quem, pelo mero fato de existir, coloca em evidência sua pobreza de espírito, de mente e de valores. Bem aventurado aquele para quem os cretinos ladram, pois sua alma nunca lhes pertencerá."

    Abraço!
    ah, visita ai: http://marcioeborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse cara é tudo! todos os livros dele são maravilhosos, é o melhor escritor pra mim!

    ResponderExcluir