20 de outubro de 2019

A Pequena Pianista

Editora Gente - Estúdio Capiama

Jane Hawking escreveu "A teoria de tudo", que eu não li, mas vi o filme. E, nesse caso, fazia todo o sentido, pois ela escrevia sobre o ex-marido, o famoso Stephen Hawking. Acredito que ela tomou gosto pela escrita e resolveu escrever ficção, que é o caso desse A Pequena Pianista.

É um bom livro, de entretenimento, e apresenta algumas questões culturais interessantes, como as escolas e as novas relações culturais no pós guerra, com direito a personagem com depressão internado em hospital psiquiátrico. Há também muito sobre música, como dá para entender a partir do título em português (em inglês, o título é mais poético: Silent Music). O conflito principal é justamente a vontade que a criança tem de tocar piano / aprender música, e a aceitação dos pais desse talento - está presente toda a tensão, embora a profundidade psicológica dos personagens seja rasa.

É um outro mundo em relação ao filme, então vale mais se você tiver interesse em música, e na realidade da Inglaterra no pós guerra (em contexto familiar, não sociológico).



Nenhum comentário:

Postar um comentário