24 de maio de 2012

Persuasão

Editora Zahar - Capa Rafael Nobre

Embora eu já tivesse lido Persuasão de Jane Austen em inglês, simplesmente amei ganhar essa edição toda bem feita, capa dura e anotações, em português. É um romance de costumes, que mostra a sociedade do interior da Inglaterra e o que era esperado das relações sociais, principalmente no que se refere a pessoas de diferentes "status".  Também apresenta a delicada dança dos relacionamentos com vista ao matrimônio, o que pode, o que não pode, o que deve, e o resultado disso tudo.

As notas trazem informações que ajudam a entender a sociedade da época, os seus costumes e até um pouco da geografia - muito útil ou curioso, como a sabe que o percurso que os personagens demorariam 3h30 para fazer tem 30km.

Agora, um grande bônus são as duas novelas inéditas em português - "Lady Susan" e "Jack e Alice". O primeiro é "epistolar", lemos só o que os personagens escrevem um para os outros e supomos o resto, o que é muito legal - é realmente fácil de visualizar o que está acontecendo, e isso é mérito da autora, com certeza. Jack e Alice é uma pequena narrativa muito irônica aproximando-se muito do cômico explícito, o que eu acho que deixou a história meio forçada. Sendo uma das suas primeiras obras, é certo concluir que, com a maturidade, Jane Austen pode dosar melhor sua ironia e nos encantar e fazer rir de maneira mais sutil e inteligente. Mas é claro que, mesmo com essa minha ressalva, vale a pena ler.

2 comentários:

  1. Olá Tarciana, parabéns pelo blog! Adoro suas dicas! Sou grande apreciadora da obra de Jane Austen e este é meu título predileto. Você conhece a adaptação feita pelo cabnal britânico BBC. É fantástica! Bjus, Joana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Joana!

    Ainda não assisti, mas sei como as adaptações da BBC são bem feitas, por isso vou colocar na minha lista. Obrigada por ler o blog, se quiser dar dicas de leitura também, são bem vindas!

    Bjs,

    taciana

    ResponderExcluir