15 de maio de 2012

A Feast for Crows e A Dance with Dragons

Editora HarperCollins Publishers
Os últimos dois livros lançados da série de Guerra dos Tronos, juntos, tem mais de duas mil páginas e dezenas de personages principais (aqueles que são nomes de capítulos). "Um Banquete para os Corvos" e "Uma dança com dragões" são respectivamente o quarto e o quinto livro da série de George R. R. Martín, a quem incluímos nas nossas orações para que não morra antes de escrever os dois livros que faltam.

É difícil comentar algo da história sem fazer spoilers, mas esse é a minha proposta aqui - continuamos torcendo para alguns personagens, mas o autor continua sem dó para ceifar cabeças e nos surpreender com uma reviravolta que é de tirar o chão, isso principalmente mais para o final do 5o livro, quando a trama acelera.

Pois o que é admirável nessa obra - a forma como G. R. R. Martín descreve todos os jogadores desse jogo de poder, sejam eles grandes ou pequenos - também é o que a deixa inconstante: afinal gostamos mais de alguns personagens, que são mais interessantes ou simpáticos, mas para dar conta de andar com todas as tramas paralelamente, os "preferidos" demoram para aparecer - talvez até deliberadamente para aguçar ainda mais nossa curiosidade.

A trama é realmente complexa e muito bem construída: além de estar contando sobre a vida de centenas de pessoas, nesses livros há mais revelações sobre a história de Westeros e do resto desse mundo que não sei como cabe na mente de um homem só. De ficar boquiaberta, e torcer para o próximo livro ser lançado logo. Corra, Martín, corra!

Um comentário: