18 de setembro de 2011

O Tambor

Editora Nova Fronteira
Em 1999, Gunter Grass ganhou o prêmio Nobel de Literatura e a sua principal obra de referência era "O Tambor". Curiosa a respeito do mais novo laureado, alemão, peguei esse livro na Biblioteca Municipal de Valinhos. Na hora de passar pelo balcão, a senhora comenta: "Que engraçado, ninguém pegava esse livro há 10 anos e você é a terceira nesse mês." E eu: "É que o autor acabou de ganhar o prêmio Nobel". E ela: "Ah...".

Essa pequena anedota diz duas coisas:

1) Pessoas que trabalham em biblioteca não necessariamente gostam de livros e todo o seu mundo.

2) Livros de Nobel são assim: passam anos ignorados pela população em geral, até serem popularizados por algum instante. (Se alguém conhece a biblioteca de Valinhos, vai lá ver para mim desde quando ninguém lê esse livro, por favor).


Eu não  me lembrava com detalhes da história, mas a wikipedia me ajudou. O livro são as memórias de um anão, que está num asilo na década de 50, desde o seu nascimento na Polônia. É ele que toca o tambor, inclusive para entreter as tropas nazistas numa "trupe de anões". O livro foi escrito bem naquela época, então é um retrato da sociedade alemã contemporânea - e o que os entendidos gostam de chamar de "crítica social".

Eu não gostei tanto assim para me empolgar de ler outros, mas foi interessante conhecer um Nobel - e a literatura alemã que nem é tão conhecida por aqui.

Um comentário:

  1. Com os livros acontece mais ou menos como com os filmes, né? Quando se sabe que um filme foi indicado ao Oscar todo mundo sai correndo pra ver! :)
    No mais, fico sempre admirada com seu poder de transmitir coisas interessantes tão clara e objetivamente!

    Amote <><<

    ResponderExcluir