30 de março de 2023

A Lost Lady

 

Editora Virago

Eu gostei, mas não lembro o porquê.

25 de março de 2023

Take my hand

 

Editora Berkley

Este livro de Dolen Perkins-Valdez é daquelas ficções históricas que nos levam a conhecer mais de algum evento, de uma forma não imaginada antes.

Especialmente, ele fala bastante de ética médica, e como tantas investigações clínicas e decisões políticas foram tomadas sem o respeito por aqueles envolvidos, principalmente, os negros, pobres e outras populações vulneráveis.

A leitura vale a pena, e faz pensar.

19 de março de 2023

Amora: Stories

 

Editora Amazon Crossing

Essa experiência foi diferente: ler um livro escrito em inglês, traduzido originalmente do português, graça a um oferecimento dos livros gratuitos da editora Amazon Crossing. "Amora" foi escrito por Natalia Borges Polesso, e é um bom livro de contos, mas não achei nada demais.

14 de março de 2023

A promessa

 

Editora Relógio D'Água

Eu li "A Promessa" de Damon Galgut porque foi o vencedor do Booker Prize de 2021 (e estava em promoção na Amazon), mas não achei tão interessante. É a histórias de pessoas brancas na África do Sul, e fiquei com um pouco de ranço desses pobres meninos ricos.

10 de março de 2023

Torto Arado

 

Editora Todavia

Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, merece todos os prêmios e toda a fama que conquistou. É um livro incrível, que traz a luz personagens do Brasil que não são muito retratados ou conhecidos.

Alguns meses depois da leitura do livro, eu conheci a Chapada dos Veadeiros, e o guia que nos levou para conhecer as trilhas da comunidade quilombola Kalunga, parecia que tinha conhecido Bibiana e Belonísia - as histórias que ele contava poderiam ter acontecido dentro do livro. 

Se não bastasse a relevância histórica e cultural desse livro, temos também a habilidade de escritor do autor, realmente impressionante. O primeiro capítulo é uma descrições mais poderosas que eu já li na minha vida, que nos transporta para dentro da casa das irmãs, e nos deixa ali com o coração na mão. Extraordinário.

Leitura obrigatória.


7 de março de 2023

A Outra Casa

 

Editora Rocco

Sophie Hannah foi escolhida pela instituição que cuida do legado de Agatha Christie como sucessora do seu trabalho - com permissão - para escrever histórias com os mesmos personagens - e achei isso um feito e tanto!

Mas o primeiro livro que eu leio da autora, A Outra Casa, foi realmente uma decepção. Os personagens são chatos (não identifiquei nenhum da A.C.), e a história nem é tão atraente assim. Realmente não sei se vou dar uma outra chance.



4 de março de 2023

Santidade

 

Editora Fiel

Tem livros antigos que são muito bons, mas "Santidade" de J.C. Ryle me pareceu confuso e difícil de aplicar nos tempos atuais - mesmo que a santificação seja algo real e muito presente na vida dos cristãos.

Não recomendo.