20 de novembro de 2018

Breve História de 7 Assassinatos

Editora Intrínseca
O livro de James chama-se "Breve história de sete assassinatos", mas de breve não tem nada - são quase 800 páginas - uma longa jornada de leitura. Eu achei interessante o começo: quem estava narrando a história era um morto, me deu aquela sensação de Brás Cubas. Mas os personagens vão se alternando como narradores dos capítulos, ou personagens brevemente principais, e a história fica bem confusa. Além de violenta.

Muito violenta. O livro se passa na Jamaica, na época de Bob Marley (citado sempre como "O Cantor"), e retrata as comunidades, as gangues, as disputas de poder do submundo. Então é muita violência, muito palavreado xulo, muita construção de frase que eu acho difícil de seguir. Claro que isso é mérito do autor: trazer para a grande literatura (e ganhar o Man Booker Prize) um relato sobre a periferia de um país de 3o mundo, mas não é confortável de ler.

Nada confortável. Então eu pensei em desistir, demorei algumas semanas, insisti novamente de pura curiosidade para ver aonde estava indo. Gostei da personagem Nina e de sua posição na história e de toda sua trajetória (o livro dá um salto no tempo, então mesmo no tempo da história não é nada breve). Achei interessante ver esse outro lado da vida - e fiquei pensando se a história numa favela do Rio não seria parecida.

Parecida, mas diferente em muitos aspectos. Acredito que vale a leitura caso você se interesse por uma cultura diferente no espaço e no tempo, uma trama urbana, uma literatura experimental (e foi classificado exatamente assim pelo pessoal do prêmio), mas é um livro a se conquistar com labuta, e não facilidade.

Um comentário:

  1. Digo que o que me interessou de cara foi o título, mas depois da resenha perdi completamente o interesse, justamente por você ter dito ser um livro pesado e cansativo...rs. Mesmo com esse prêmio.

    Detesto largar pela metade, então neste caso é melhor nem começar... hehehe, mas achei o conceito bem interessante.

    :**

    ResponderExcluir