11 de junho de 2013

Fairy Tales Every Child Should Know

Edição Doubleday, Doran & Co, Kindle - Amazon

Estou no clima de histórias infantis, então um livro com o título de "Contos de Fadas que toda criança deve conhecer" foi altamente atraente (e gratuito no kindle). Esse livro foi organizado por Hamilton Wright Mabie em 1905, e ao lado de histórias bem conhecidas - como Cinderela, o Gato de Botas, Sinbad, o Marujo - trouxe uma novidade para mim: "A Princesa Leve" de George MacDonald. Parecida com Bela Adormecida, essa princesa é amaldiçoada por uma bruxa com "leveza", tanto física (ela não obedece a lei da gravidade) como mentalmente (não leva nada a sério, não sente compaixão).

A introdução desse livro também dá um bom motivo para crianças conhecerem contos de fadas: 

"O conto de fadas pertence a criança e deve estar sempre próximo a ela, não só porque sua forma literária especial e sua natureza pede isso, mas porque é um dos livros texto mais vitais oferecidos a ela na escola da vida. Em sua importância final, supera a aritmética, a gramática, a geografia, os manuais de ciência, porque sem a ajuda da imaginação nenhum desses livros é realmente compreensível."

De certa forma, isso vale para adulto também, não?

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de uma frase do G. K. Chesterton que diz algo deste tipo:
    "Contos de fadas não dizem às crianças que dragões existem. As crianças já sabem disso. Contos de fadas dizem às crianças que dragões podem ser vencidos."

    ResponderExcluir