20 de janeiro de 2011

Criança 44

Esse livro é um suspense daquele tipo best seller: fácil de ler, envolvente e tem tudo para virar filme. A única questão é que a censura do mesmo pode ser meio alta, pelo tanto de violência explícita que tem ao longo do livro. Daquele tipo que você sente na pele, arrepia, dói mesmo. Por isso, é um livro meio sofrido, não dá para ler quando você está triste ou deprimido.
A trama ocorre na antiga União Soviética, década de 50, pouco antes da morte de Stálin. Como pano de fundo temos o regime comunista / socialista (alguém que sabe o certo, por favor, comente) e eu realmente não sei o quanto disso podemos considerar histórico ou liberalidade do autor Tom Rob Smith, que é inglês. (Se for verdade, é um corroboração da explicação que meu pai fez sobre o comunismo quando eu era criança: é quando o governo manda outras pessoas morarem na sua casa, se tem quartos sobrando. No livro, os "privilegiados", funcionários do governo, moravam em apartamentos exclusivos tão grandes quanto altos fossem seus cargos. Os "pobres" se acumulavam, e cada família, de 4-6 pessoas ficava em um cômodo).
Além das mazelas sociais, mostra todo o problema político de uma ditadura e o modo de pensar do "Partido": tudo é uma ameaça ao governo, não é possível discordar do que ele diz, o ocidente é mau e o sistema judiciário é baseado na tortura e na delatação.
Gostei de ler esse livro do mesmo jeito que eu gosto de ler livros sobre a China, que assim como a Rússia - URSS teve uma história moderna bem diferente da nossa principalmente pela ideologia do governo (ditadura e supressão da liberdade nós tivemos aqui também, eu sei, mas a escala lá é de outro nível). Por mais que a literatura me torne mais sensível e me marque mais do que uma simples aula de história a realidade do que aconteceu, é difícil saber se tudo é realidade (já que eu não costumo consultar outras fontes).
Para não dizer que eu não falei das flores, ou melhor, da história realmente do livro, aí vai: o personagem principal é Liev, um investigador do alto escalão da polícia soviética. Ele fica sabendo que uma das pessoas da sua equipe acredita que o filho pequeno morreu assassinado. Mas não existem assassinatos na comunidade perfeita comunista, então, ele é quem vai falar para a família que o garoto foi atropelado por um trem como diz o relatório (por mais estranho que isso possa acontecer, dadas as circustâncias em que o garoto foi encontrado). Ocorrem várias reviravoltas na vida de Liev e ele encontra outra criança morta em circustâncias parecidas... Aí que ele começa a desconfiar que há um serial killer livremente atuando no país.
Ah, vale dizer que o Tom Rob Smith usa do mesmo recurso do Markus Zusak, da Menina que roubava livros, o texto vai indo, fluindo e de repente abre espaço para

uma pausa dramática

e o interessante é que o recurso funciona, chama a atenção, parece que dá outra ênfase ao texto... Será que essa moda pega?

14 comentários:

  1. Taciana, ótimo post...eu tinha resolvido desistir desse livro, porque a quantidade de livros na minha estante para serem lidos está imensa...mas vez ou outra me deparo com ótimas críticas sobre ele, como a que você fez...vou voltar atrás e colocá-lo na lista novamente! ;)

    beijos e obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  2. Taci, dica anotada, livro colocado na "fila".

    Não te falei né, mas este ano resolvi que vou tentar alternar um livro em francês / um livro em inglês / um livro em português.

    Este eu vou então procurar no orignal para alimentar minha fila "em inglês".
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu descobri que o livro é inspirado numa história real, mas só inspirado - somente alguns fatores são parecidos, como o nome do personagem principal. No entanto, NÃO procurem informações no google - há um mega spoiler lá!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Taci!
    Quero muito ler esse livro! mas também estou com uma pilha de livros para ler antes. Gosto muito de romances que têm como pano de fundo algum contexto histórico!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Taciana tudo bem? Parabén pelo seu blog... muito bom. Comecei a escrever um, mas confesso que estou meio timida e estou escrevendo ainda sobre coisas mais simples.... Mas adorei seu blog e compartilho contigo do lema "Ler ou não Ser", apesar de ainda não ter chego a lista de 100 livros por ano. Abraço e té++

    ResponderExcluir
  6. Martinha, a minha sugestão é escrever sobre o que você gosta e tem mais familiaridade... Eu amo os livros, e gosto de conversar sobre eles, por isso eu fiz o blog. Isso leva as pessoas a falarem comigo sobre isso, o que me acaba sendo ótimo! Deixe o link do seu blog da próxima vez, quero conhecer!

    Bjs a todo mundo que comenta, é muito bom não falar sozinha!

    ResponderExcluir
  7. leia que vale a pena, criança 44 foi o melhor livro que ja lí

    ResponderExcluir
  8. Eu só leio na internet, tem algum site onde possa ler esse livros?

    ResponderExcluir
  9. Eu compro ou pego os livros emprestados, não tenho como indicar.

    ResponderExcluir
  10. Li toda a trilogia, do Criança 44 passando pelo Discurso Secreto e terminando no Agente 6, tudos de tirar o fôlego.
    Esperando agora a chegada do 1º filme.

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou super afim de ver o filme, mas gostaria de ler o livro antes, alguém tem em download? Se ttiver por favor. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Livro espetacular. Uns doa melhores que já li. Quando você começa a ler, não consegue parar

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir