18 de janeiro de 2010

O Poeta Fingidor

Esse livro eu ganhei de Natal da minha mãe (sim, esse é meu!), com uma anedota familiar muito legal... Ela disse que quando estava grávida de mim sentia vontade de ler poesia, e leu várias do Fernando Pessoa... Por isso que eu nasci assim, :-), e esse poeta é especial...
Este livro fez o caminho inverso ao mais comum: esteve primeiro na TV e depois virou livro, por isso que ele inclui um DVD, com o documentário que a Globo fez comemorando os 120 anos do nascimento do poeta e, até onde eu sei, só passou na globonews. O documentário foca mais na figura do poeta, ou seja, procurando saber mais sobre sua vida cotidiana, o que fazia, como ele era. Entra em contato com uma sobrinha dele, que lembra de brincar com ele de "barbeiro" (que era ela, com 4 anos), ou com a sobrinha de uma "namoradinha" dele. E aí ele procura ir contra a ideia de que Fernando era homossexual, o que ele não gostava, pelo jeito, era de casamento. O documentário é todo em Portugal, com umas paisagens muito bonitas, realmente vale a pena - mas não espere algum estudo literário.
O livro começa com uma introdução sobre o poeta, baseado no estudo que o autor-jornalista fez tanto para o documentário como num período anterior em sua vida (sem especificar exatamente o porquê). Então, as poesias citadas no documentário são apresentadas na íntegra, com muitas fotos de Pessoa e de manuscritos - o livro todo é muito bem feito, com capa dura e páginas brilhantes, bem coloridas e bem diagramadas.
O que eu mais gostei é o registro da suposta primeira poesia, do garoto então com 7 anos, para sua mãe, que casara novamente e estava com viagem marcada para morar no exterior (na África):
" À minha querida mamã
Eis-me aqui em Portugal
Nas terras onde eu nasci,
Por muito que eu goste delas,
Ainda gosto mais de ti"
E com um pedido desses, que mãe não levaria ele junto?
(Veja bem, não sei nem que mãe deixaria o filho para trás!)
Obrigada, mamy, pelo livro!!!!!

3 comentários:

  1. Taci!! e não é que eu estava pensando no Pessoas esses dias? Isso porque cheguei à conclusão de que uma das vantagens de termos sido colonizados pelos portugueses é podermos ler Fernando Pessoa no original.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Taci!!! Lendo seu comentário me lembrei de ter assistido na Globo.
    bjs mamãe

    ResponderExcluir