4 de novembro de 2022

As Alegrias da Maternidade

 

Editora Dublinense

Vejam bem, maternidade é uma alegria. Mas é também muito mais complexo que apenas um sentimento. Ou uma expressão como "padecer no paraíso". 

Buchi Emecheta, com maestria, discorre sobre a vida de Nnu Ego e, de maneira indireta, nós os leitores vamos refletindo não só sobre essa realidade tão diferente (Nigéria, primeira metade do século XX), mas também sobre a experiência universal de querer ter filhos, ter filhos, criar os filhos e continuar vivendo.

Recomendo muito "As Alegrias da maternidade" para quem tem filhos e quem não tem.

2 de novembro de 2022

A Canção de Aquiles

 

Editora Jangada

Eu entendo o hype desse livro - A Canção de Aquiles - é muito bem escrito, com muitas boas referências a história original, com a construção explícita do romance entre Aquiles e Pátroclo. Mas eu, particularmente, prefiro mais a outra obra de Madeline Miller, Circe

No final, fiquei com mais vontade de ler Ilíada e Odisseia, mas adaptações são muito bem vindas.

1 de novembro de 2022

Tempo Ruim

 

Editora Melhoramentos

Minha filha tem muito medo de chuva, tempestade, raios e trovões, e quando eu descobri um livro da coleção "Saber Horrível" (ou Geografia terrível em inglês) sobre meteorologia  / clima, achei que poderia ser pertinente para ela ler, algo como conhecer o assunto para temer menos. No entanto, resolvi ler "Tempo Ruim" antes dela e pude perceber que ele realmente não servia para esse propósito. 

Há descrições de desastres e incidentes relacionados ao clima (como enchentes e pessoas sendo atingidas por raios) e, embora haja explicações científicas, a obra de Anita Ganeri serve mais para quem tem curiosidade mórbida sobre o tema (num nível principiante, porque é um livro adequado para crianças mais velhas ou pré-adolescentes).