24 de novembro de 2022

The Italian Teacher

 

Editora Riverrun

Eu li "The Imperfectionists" do Tom Rachman e gostei, por isso coloquei "The Italian Teacher" na minha lista - mas não é tão bom quanto o primeiro. Talvez o problema seja que o personagem principal é um chato de galochas, e o livro é beeeeem longo. Tem alguns pontos interessantes sobre o mundo das artes, mas tem que ter uma tolerância alta para gente reclamando da vida.



19 de novembro de 2022

Viagem ao Centro da Terra

 

Editora Zahar

Ler Viagem ao Centro da Terra é uma experiência curiosa porque há uma descrição imensa de conhecimento científico, que nos leva a querer acreditar no que ele está contando e ignorar o que a ciência já avançou nesses quase 180 anos que o livro foi escrito.

Algo que é importante lembrar é que Jules Verne escrevia literatura popular, acessível, interessante para o público - os nossos bestsellers - então os livros podem ser facilmente lidos por crianças mais velhas e adolescentes. Recomendo!

14 de novembro de 2022

Hífen

Editora Dublinense

Gosto muito de histórias, como Hífen de Patrícia Portela, de distopias que sacodem a forma como vemos o mundo. É uma ótima história, muito envolvente e interessante.

 

7 de novembro de 2022

De perto ninguém é normal

 

Editor Best Bolso

Eu gostei muito de ler Mirian Goldberg, a autora escreve bem, informações claras e baseadas em sua pesquisa científica de antropologia, sociedade, cultura - mas não gostei tanto desse livro especificamente, que parece ser só uma introdução e comentário geral sobre o assunto.  

4 de novembro de 2022

As Alegrias da Maternidade

 

Editora Dublinense

Vejam bem, maternidade é uma alegria. Mas é também muito mais complexo que apenas um sentimento. Ou uma expressão como "padecer no paraíso". 

Buchi Emecheta, com maestria, discorre sobre a vida de Nnu Ego e, de maneira indireta, nós os leitores vamos refletindo não só sobre essa realidade tão diferente (Nigéria, primeira metade do século XX), mas também sobre a experiência universal de querer ter filhos, ter filhos, criar os filhos e continuar vivendo.

Recomendo muito "As Alegrias da maternidade" para quem tem filhos e quem não tem.

2 de novembro de 2022

A Canção de Aquiles

 

Editora Jangada

Eu entendo o hype desse livro - A Canção de Aquiles - é muito bem escrito, com muitas boas referências a história original, com a construção explícita do romance entre Aquiles e Pátroclo. Mas eu, particularmente, prefiro mais a outra obra de Madeline Miller, Circe

No final, fiquei com mais vontade de ler Ilíada e Odisseia, mas adaptações são muito bem vindas.

1 de novembro de 2022

Tempo Ruim

 

Editora Melhoramentos

Minha filha tem muito medo de chuva, tempestade, raios e trovões, e quando eu descobri um livro da coleção "Saber Horrível" (ou Geografia terrível em inglês) sobre meteorologia  / clima, achei que poderia ser pertinente para ela ler, algo como conhecer o assunto para temer menos. No entanto, resolvi ler "Tempo Ruim" antes dela e pude perceber que ele realmente não servia para esse propósito. 

Há descrições de desastres e incidentes relacionados ao clima (como enchentes e pessoas sendo atingidas por raios) e, embora haja explicações científicas, a obra de Anita Ganeri serve mais para quem tem curiosidade mórbida sobre o tema (num nível principiante, porque é um livro adequado para crianças mais velhas ou pré-adolescentes).