22 de maio de 2023

Bel Canto

 


A história de Bel Canto é sobre o sequestro de uma embaixada num país tropical durante uma festa - com vários dignitários estrangeiros. Uma situação bizarro (embora estranhamente verossímil) e os relacionamentos e desdobramentos que surgem daí são muito interessantes. 

É um novelão e vale a pena a leitura.

14 de maio de 2023

A ridícula ideia de nunca mais te ver

 

Editora Todavia

Dá vontade de ler esse livro só pelo título inusitado: A ridícula ideia de nunca mais te ver - e não é algo assim que nos desperta alguns dos lutos da nossa vida?

Nesse livro, Rosa Montero fala sobre a morte do seu marido, e também sobre a vida da Marie Curie antes e depois do seu marido - e faz isso belamente, compartilhando dor, curiosidade e possibilidades. 

É um livro diferente, mas acessível para quem é acostumado a ler só ficção e quer se aventurar por diferentes paragens. 

11 de maio de 2023

Se adaptar

 

Editora Dublinense

A obra "Se adaptar" ganhou um prêmio de literatura francês, escolhido por adolescentes - e isso já mostra como é uma história acessível.

Clara Dupont-Monod  escreve a história a partir de um narrador inusitado (as pedras do muro da casa), e é uma narrativa bem delicada sobre uma família, particularmente do cuidado e amor entre irmãos, sendo que um possui alguma deficiência.

É um livro muito bom.


9 de maio de 2023

Old Filth

 

Editora Europa

Old Filth é um livro de Jane Gardam sobre ingleses que trabalharam / trabalham em Hong Kong - achei algo de nicho, mas interessante.

Dá para perceber que é ela é uma boa escritora, mas me pareceu que faltou alguma coisa para o livro realmente receber 5 estrelas, acho que no fim desanda. Mas é um bom livro.

8 de maio de 2023

Home

 

Editora Farrar, Straus and Giroux

Home, de Marilynne Robinson, é a continuação de Gilead - com alguns personagens que se repetem, profundamente marcados pela religião cristã no interior dos Estados Unidos.

É um novelão, em que a história é muito importante e você se acostuma a conviver com os personagens, e que não dá vontade que o livro acabe (mas ainda não me animei de encarar a continuação - será que vai ser tão bom, ou só um aproveitamento do sucesso dos livros anteriores?)