25 de novembro de 2012

A nova Califórnia e outros contos

Editora Unesp
Esse livro saiu de graça, diretamente do projeto da prefeitura de São Paulo, De mão em mão, que distribui livros em pontos de grande circulação da cidade, como terminais de ônibus. Não é preciso cadastro nem nada, é só levar o livro, com o compromisso de não ficar com ele, mas passar para frente ou devolver no mesmo ponto de distribuição. 

Eu não lia Lima Barreto desde a época do vestibular, então ler "A Nova Califórnia e outros contos" foi como uma redescoberta do autor, e seu humor refinado, ironia fina seja através dos personagens ou da narração. São histórias curtas, recortes de relacionamentos de poder em todos os níveis (destaque para a história "Como o 'homem' chegou" de uma expedição de um carro forte para buscarem um preso em Manaus).

É uma oportunidade incrível de acesso a boa literatura, numa edição bem cuidada com um glossário no final para explicar as palavras que já caíram em desuso, e uma lista das bibliotecas da cidade, mas eu ainda quero acreditar que um livro desse gabarito vai incentivar mais a leitura da população em geral do que livros mais populares e de qualidade duvidosa, infelizmente...


Nenhum comentário:

Postar um comentário